AmCham Rio

Desmatamento, poluição, agricultura e construção de hidrelétricas podem ser uma ameaça à bacia hidrográfica do Norte

Regulamento

Concorra em sete diferentes categorias

Objetivos

O PRÊMIO BRASIL AMBIENTAL (PBA) é uma iniciativa da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro com o objetivo de estimular ações e reconhecer o mérito de projetos de preservação do meio ambiente e de práticas sócio-ambientalmente responsáveis implementadas por empresas com atuação no Brasil.

ELEGIBILIDADE

Poderão concorrer ao PRÊMIO BRASIL AMBIENTAL projetos empresariais já concluídos ou em fase final de implementação ou em parceria com outras companhias, instituições de pesquisa e organizações não-governamentais. Não serão aceitos projetos de ONGs ou de instituições sem fins lucrativos, que não estejam diretamente vinculados a uma ou mais empresas. Os projetos deverão ser inscritos, obrigatoriamente, em nome da empresa.

Na hipótese de um projeto ter sido desenvolvido por mais de uma empresa, o mesmo poderá ser inscrito por qualquer uma das coparticipantes, desde que o proponente assuma a responsabilidade em nome dos demais.

CATEGORIAS

Cada projeto deverá concorrer em apenas uma das categorias abaixo, considerando seu foco
prioritário:

ÁGUA

ECOSSISTEMAS

EMISSÕES ATMOSFÉRICAS

EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL

INOVAÇÃO

RESÍDUOS SÓLIDOS

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Importante:

As empresas poderão inscrever projetos em, no máximo, três categorias distintas. Não poderão participar trabalhos já vencedores em edições anteriores. Trabalhos inscritos em edições anteriores poderão participar novamente, desde que se encontrem em um estágio mais avançado de desenvolvimento e que tenham resultados diferentes dos anteriormente avaliados.

As startups e pequenas empresas inscritas na categoria “Empreendedorismo Sustentável” deverão encaminhar cópia do seu contrato social para o e-mail myllenafernandes@amchamrio.com para validar e concluir sua inscrição.
A categoria que não tiver o mínimo de 3 projetos inscritos não será considerada válida e os projetos não serão submetidos à avaliação dos jurados.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO E CONTEÚDO DO RELATÓRIO

Na inscrição, os participantes deverão enviar arquivo digital em PDF com, no máximo, 8 MB e 20 páginas, contendo a descrição do projeto, seus objetivos, desenvolvimento e resultados.

Os participantes deverão enviar também resenha dos projetos, com máximo 500 caracteres e foto, com até 2 MB. A resenha poderá ser utilizada no dia da premiação e não será objeto de avaliação prévia pelos jurados.

Os vencedores das categorias autorizam, automaticamente, a utilização de seu nome e a reprodução dos trabalhos para a divulgação do Prêmio Brasil Ambiental, sem qualquer ônus para o realizador, o organizador e os patrocinadores.

Os projetos serão avaliados por uma banca julgadora, composta por especialistas nas respectivas áreas e presidida pelo Líder do Grupo de Estudos de Licenciamento Ambiental do Comitê de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro. Os jurados de cada categoria podem permanecer por, no máximo, até duas edições do prêmio. Cada projeto será avaliado por dois jurados, que atribuirá notas seguindo os seguintes critérios:

Critérios Pontuação máxima
– Investimento envolvido no projeto/faturamento da empresa 1,5
– Alcance social do projeto 2,0
– Originalidade 1,5
– Grau de comprometimento da empresa
(não aplicável à categoria Empreendedorismo Sustentável)
2,0
– Possibilidade de disseminação, replicação e continuidade
(aplicável apenas à categoria Empreendedorismo Sustentável)
2,0
– Resultados 3,0
TOTAL 10,0

Critério de desempate para análise dos projetos:

1) Se dois ou mais projetos tiverem a mesma avaliação final serão aplicados os seguintes critérios sequenciais de desempate:
a) Maior nota atribuída ao critério “Resultados”
b) Maior nota atribuída ao critério “Grau de comprometimento da empresa” ou “Possibilidade de disseminação, replicação e continuidade”
c) Maior nota atribuída ao critério “Alcance social do projeto”
d) Maior nota atribuída ao critério “Originalidade”
e) Maior nota atribuída ao critério “Investimento envolvido no projeto/faturamento da empresa”

2) Se o empate persistir, o Líder do Grupo de Estudos de Licenciamento Ambiental definirá o projeto vencedor.

Portanto, é importante que os critérios mencionados acima estejam no relatório de sua empresa.

Se a empresa desejar, poderá enviar também material adicional de apoio*: DVDs e fotos do projeto. Nesse caso, o candidato deverá proceder da seguinte maneira:
a) Identificar na ficha de inscrição a existência desses anexos;
b) Identificar cada material com o nome do projeto e do candidato proponente;
c) Enviar três cópias de todo o material na mesma embalagem postal para a coordenação do
PRÊMIO BRASIL AMBIENTAL, no endereço Praça Pio X, 15, 5º andar, Centro, Rio de Janeiro, CEP 20040-020, aos cuidados da Sra. Myllena Fernandes.

*Não são considerados como material adicional de apoio: relatórios de resultados das empresas, folhetos promocionais e de divulgação e brindes.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o Prêmio Brasil Ambiental serão feitas exclusivamente através da internet, pelo site www.premiobrasilambiental.com. Ao acessar a página, o participante deverá preencher um formulário contendo informações cadastrais, do projeto e escolher a categoria que deseja concorrer.

No ato da inscrição, o candidato deverá manifestar concordância com todas as disposições deste regulamento, sem a qual a inscrição não poderá ser efetuada.

Empresas associadas à Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro estarão isentas da taxa de inscrição, mas concorrerão em absoluta igualdade de condições com as demais.

Para a inscrição, a empresa deverá obedecer aos seguintes procedimentos:

1- Preencher todos os campos do formulário de inscrição no endereço www.premiobrasilambiental.com e enviá-lo para que seja realizada a pré-inscrição do projeto;
2- Encaminhar o contrato social da empresa para o e-mail myllenafernandes@amchamrio.com (aplicável somente à categoria Empreendedorismo Sustentável);
3- Efetuar o pagamento da taxa de inscrição, quando couber (empresas não-associadas);
4- Fazer o upload do projeto até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 25 de outubro de 2017, quando se encerrarão as inscrições. Ao término do envio do arquivo, o processo estará totalmente concluído.

VALOR DO INVESTIMENTO

Empresa associada: isenta
Empresa não-associada: R$ 500,00 por projeto
Startups e pequenas empresas não-associadas: R$ 200,00 por projeto

FORMA DE PAGAMENTO

No caso de empresas não-associadas à AmCham Rio, para cada projeto inscrito deverá ser feito o pagamento da taxa de inscrição.

– Depósito identificado em nome de Câmara de Comércio Americana para o Brasil
Banco Santander (033)
Agência: 4717
C/C: 130001422
CNPJ da AmCham Rio: 33.573.791/0001-06
Código: CNPJ da empresa participante do PBA

PREMIAÇÃO

Serão premiados 7 (sete) projetos, um em cada categoria. Os vencedores receberão troféu e diploma na cerimônia de premiação, quando serão anunciados os vencedores.

Os trabalhos vencedores serão objeto de reportagem na revista Brazilian Business e também serão divulgados no hotsite do Prêmio Brasil Ambiental, no site da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro e na imprensa especializada, dentro das possibilidades de cada veículo.

Os vencedores autorizam no ato da inscrição que os organizadores divulguem os projetos e o perfil das entidades proponentes, de maneira parcial ou integral, por qualquer meio e sem limite de prazo. Para tal, os organizadores se comprometem a apresentar o texto de divulgação para aprovação prévia do vencedor, antes da mesma ser efetivada, e aguardar por um período de três dias úteis os comentários para alinhamento. Se o vencedor não se pronunciar no referido período, será considerada aprovada sua veiculação da forma apresentada.

Os participantes concordam que a decisão do júri será incontestável e que sobre o veredito final não caberá recurso administrativo ou judicial em qualquer instância.

CRONOGRAMA

As inscrições para o Prêmio Brasil Ambiental deverão ser efetuadas no período de 4 de agosto a 25 de outubro de 2017.

O envio de projetos (upload) deverá ser realizado até o dia 25 de outubro de 2017, quando se encerram as inscrições.

Os vencedores da 13ª edição do Prêmio Brasil Ambiental serão anunciados durante a cerimônia de premiação, prevista para o dia 30 de novembro de 2017.

Os organizadores se reservam o direito de modificar as datas deste regulamento durante o processo de inscrição.

Os projetos vencedores poderão ser divulgados livremente, a partir da divulgação oficial dos resultados, desde que citando o nome ou o logotipo do PRÊMIO BRASIL AMBIENTAL.